“Organiza” o grau de abertura e fechamento das rodas a fim de oferecer uma maior eficiência de rolamento e melhor dirigibilidade.
Qualquer alteração que ocorra nas especificações do alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação e troca dos componentes da suspensão, poderá comprometer o bom comportamento do veículo, provocando um desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem dos pneus.
Para uma boa manutenção dos pneus e da suspensãodo veículo, recomendamos o alinhamento a cada 5.000KM rodados.
Um pneu bem calibrado garante mais segurança na hora de dirigir e ajuda a reduzir o consumo de combustível. A calibragem errada pode não só comprometer a segurança dos ocupantes do veículo como também prejudicar o desempenho do automóvel. O correto é calibrar os pneus a cada 15 dias.
Sempre com pneus frios. A pressão deve ser sempre a recomendada pelo fabricante do veículo, que em alguns carros está fixada na porta do motorista. Se não for o caso, no manual está descrita a pressão adequada.
O Balanceamento de rodas consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e roda.
O contra peso (chumbo) é utilizado para compensar a área da roda que apresenta desigualdade de peso favorecendo o equilíbrio no conjunto.